Informe Seguros

Blog

SEGURO AUTOMÓVEL – NOVAS COBERTURAS. O QUE MUDA?

A SUSEP, em 13/08/2021, emitiu a Circular 639 que altera diversos dispositivos quanto a oferta de coberturas de seguro de automóvel no mercado, esta medida bem como outras tomadas pela SUSEP possuem o objetivo de aumentar a base de veículos segurados no Brasil, que é bastante baixa se comparada com outros países, ficando por volta de 16% da frota nacional, conforme DENATRAN.

O seguro é caro no Brasil em razão do elevado índice de sinistros tanto de furto/roubo como de colisão e neste quesito especificamente em decorrência do elevado custo das peças originais que deveriam ser utilizados nos reparos conforme a legislação. O seguro de auto popular criado em 2016 pela Resolução CNSP 336 havia introduzido a possibilidade de se utilizar peças genéricas novas bem como peças usadas de lataria com certificação de origem, mas o produto nunca decolou entre as seguradoras que disponibilizaram esta modalidade. Esta circular de agora exclui definitivamente o ramo “auto popular” (Art 18, Par 3º, inciso II) e permite às seguradoras usarem peças genéricas em todos os seguros e peças de lataria usadas oriundas de desmanches com certificação de origem (Art 13 Par 1º).

SEGURO AUTOMÓVEL – NOVAS COBERTURAS. O QUE MUDA?
SEGURO AUTOMÓVEL – NOVAS COBERTURAS. O QUE MUDA?

Atualmente algumas seguradoras já oferecem o seguro de automóvel desta forma, dando a opção ao cliente de escolher seu seguro com peças originais ou genéricas a fim de tornar ele mais barato. Com a liberdade de criação de novos produtos com coberturas variadas de casco, é possível que as seguradoras aumentem a idade de aceitação dos veículos mas atuem apenas com peças genéricas para veículos de maior idade. Apenas o tempo e a experiências mostrará se a base de carros segurados irá de fato aumentar e o preço do seguro cair, eu particularmente entendo que o Brasil deveria alterar o seguro DPVAT e deixar ele mais semelhante a forma como é operada em outros países, onde a contratação do seguro de DANOS MATERIAIS A TERCEIROS também é obrigatório, se isto acontecesse acabaria aquela situação de alguém sem seguro batendo em teu carro te forçando a acionar o teu seguro para reparar danos que não são de tua culpa, isto sim faria o preço do seguro despencar no Brasil.

Conheça os nossos seguros

Mais artigos sobre seguro para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *